sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ser amigo é...


A Amiga (Silvinha) me pediu pra escrever sobre amizade...

Andei trabalhando muito, sem tempo pra nada, mas o assunto ficou martelando na minha cabeça. Como escrever sobre amizade?

Aí fui me lembrando dos amigos... Dos que tive e a vida levou. Pensei naquelas amizades que duram anos, e em quem acompanha a nossa vida inteira.

Achar um amigo no meio da multidão é como encontrar um amor. A gente se identifica no primeiro olhar, na primeira conversa, na primeira gargalhada. Aí dá vontade de encontrar mais, conversar mais, dividir a vida.

A gente ri, chora, brinca, briga, ajuda, cresce e vai torcendo pela felicidade do amigo. Acompanha namoro, desilusão, casamento, profissão, filho, separação, choro, desespero, novo amor, neto, filho fora de hora... Qualquer aventura é bem vinda.

Amigo escuta, agüenta bebedeira, ajuda a levantar, dá esporro, enfia o amigo debaixo do chuveiro. Amigo fica com ódio de paixão pelo desamor do amigo, mas consola o mesmo desamor quando acha que ainda pode ajudar o amigo, elogia a bravura e coragem pelo fim do amor e comemora junto a esperança da volta. O importante é que o amigo fique bem.

Manter uma amizade não é tarefa fácil, mas é a parte mais gostosa. É lembrar do amigo e fazer com que ele tenha certeza de que nunca é esquecido. É deixar o namorado esperando para ajudar o amigo e não pensar muito na briga que virá.

É arranjar divertimento na fila quilométrica do banco para fazer companhia ao amigo que tem contas a pagar. É ser convidado para passar férias na casa do amigo, levar uma turma, e saber que tudo vai se arranjar.

É atender o telefone às duas da manhã e escutar o amigo até às 5. Depois levantar às 6, tomar banho e ir trabalhar. De cara boa e com o coração quente.

Amigo também briga, fica com ciúmes, discorda, mas depois faz as pazes, até porque sem o amigo brigar não tem mais graça...

Amigo some, passa meses sem dar notícias, depois volta como se nada tivesse acontecido. E não aconteceu mesmo, tudo continua do ponto que foi interrompido. Parece que foi ontem...

Amigo escuta a mesma história muitas vezes, tenta entender o drama de gente que não conhece, de assunto que não domina.

Na verdade, o importante é saber que o amigo está lá. Do outro lado da rua, a poucos metros ou a muitos quilômetros, a um toque de telefone, email, sinais de fumaça, qualquer chamada será sempre imperiosa.

Se o problema é dinheiro, amigo faz vaquinha; se é emprego, ‘passa óleo de peroba na cara’ e sai pedindo; se é doença, faz vigília, novena, passa a noite na internet pesquisando novos tratamentos; mas se é saudade, se faz presente e deixa a certeza que é e continuará sendo um grande e verdadeiro amigo.

2 comentários:

  1. Maria Cândia, você é linda demais.Beijos da amiga Leda Flora

    ResponderExcluir
  2. Amiga:
    Só vc é uma amiga assim!
    E a sortuda sou eu.
    Bjus,
    Amiga...(não tão bacana assim)

    ResponderExcluir