domingo, 15 de março de 2009

Mais duas décadas de história



Minha história em Portugal anda cada vez mais presente na minha vida atual. Não bastasse a minha viagem a Lisboa, em fevereiro último, quando reencontrei tantos amigos, hoje tive o privilégio de comemorar os 50 anos da Cristina Duran.

Cristina é uma das grandes amigas que conheci em Lisboa. Ficamos amigas ‘de cara’, logo no primeiro encontro. E dividimos alegrias, tristezas, batalhas e conquistas em terras lusitanas.

Ela acompanhou minha gravidez, me ajudou a cuidar da Lua, me consolou nos momentos mais difíceis, comemorou comigo cada vitória.

Nunca me esqueci do aniversário dela, 15 de março. Mesmo depois de voltarmos para o Brasil - eu em Belo Horizonte e depois em Brasília e ela em São Paulo - sempre liguei ou passei um email. Nunca me esqueci também dos 30 anos dela, o primeiro aniversário que Cristina passou em Lisboa.

Eu queria fazer uma surpresa. Comprar um bolo para cantarmos os parabéns na sala de imprensa dos jornalistas estrangeiros, no Palácio Foz (ver referência no post ‘Duas décadas de história’).

Virginiana que sou, pensei nos mínimos detalhes, inclusive como íamos partir o bolo. Como eu não tinha pá de bolo em casa, embrulhei uma serra de pão e coloquei dentro da minha pasta de trabalho, em meio aos papéis.

Já não me lembro o porquê, mas o dia foi complicado de trabalho e não deu certo a minha festinha... E eu simplesmente me esqueci daquela serra de pão.

Meses depois, fui fazer uma entrevista na Embaixada dos Estados Unidos. O guarda, logo na entrada, pediu para ver a minha pasta e eu entreguei-a com a maior naturalidade. De repente, ele tira aquela enorme serra de pão de dentro da pasta e eu, sem palavras, não sabia como explicar.

Balbuciei qualquer coisa, disse que ele podia ficar com ela e, talvez pelo tamanho da minha barriga – eu estava grávida da Lua –, ou pela minha cara de espanto, ele me deixou passar. Sorte que foi antes do 11 de setembro...

Hoje, nos 50 anos da Cristina, que eu tive a sorte de participar por estar em São Paulo, esta história nos fez rir muito. Ter amigos não tem preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário