quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eu nunca gostei de circo


Me lembro de quando era criança, morava em Formiga, interior de Minas Gerais, de vez em quando aparecia um circo por lá. Era uma festa! A meninada ficava eufórica, o programa animava todo mundo. Eu ia, claro, mas sempre me sentia incomodada.

Quando pude optar, deixei simplesmente de freqüentar picadeiros. Por mais internacional que fosse, não me atraia. Eu ficava incomodada.

Já mulher, mãe, me vi em Portugal, onde é tradição os circos no final do ano. Junto com o Papai Noel, Pai Natal para os portugueses, os presentes e as luzes, vêm também os circos.

Não poderia deixar de levar a Lua. Todos meninos queriam ir e, junto com ela, o André e o Miguel, filhos do Alfredo. Nós íamos, felizes, mas eu me sentia incomodada.

Sem discurso ambientalmente correto, mas sempre a favor dos mais fracos – neste caso os animais –, descobri que me incomodava as atrações em que os bichos eram as grandes estrelas. Pensava no quanto aquela destreza e precisão teria custado. Torcia e temia por uma rebelião, uma revolta, sei lá.

Hoje está fora de moda usar bicho em circos. Os melhores e mais famosos só têm gente. Uma espécie que parece de outro planeta, é verdade. Sem ossos, só precisão de movimentos. E eu já não me sinto incomodada.

Como a Favillinha, eu também vi o Circo Nacional da China. E adorei!

Um comentário:

  1. Lendo este teu post me deu idéia para um outro no meu blog. E assim vamos nós, amigas blogueiras nos alimentando mutuamente!

    ResponderExcluir