terça-feira, 16 de junho de 2009

Um amigão, este homem


Márcio Metzker é um dos grandes amigos que fiz nesta vida. Nos conhecemos no Diário de Minas, em 1987, e mesmo com as minhas idas e vindas pra lá e pra cá do Atlântico, nunca perdemos o contato. É uma força, uma referência, um irmão que eu nunca tive. Metzkér (eu só o chamo assim) sempre presenteia os amigos com textos de pura inspiração e talento. Ontem à noite, porém, recebi um email que me deixou preocupada...

Amigos,

Na manhã desta terça-feira vou fazer uma cirurgia grande no Hospital Biocor, para retirada de um tumor no mediastino. Como o mediastino fica perto do coração, se o cirurgião der uma espiada nele vai ver vocês lá dentro, morando quietinhos nos átrios ou nos socavões da aorta. Ao voltar da anestesia, antes mesmo da biópsia, espero receber a boa notícia de que é um tumor benigno. Mesmo assim vou ficar um mês no estaleiro. Se tudo correr bem, será apenas um dia no CTI e dois no apartamento do hospital. O restante da licença será farra pura no apartamento. Vou mandar encher a geladeira de cerveja e encomendar salgadinhos para a gente comemorar o sucesso da operação. Caso dê tudo errado, espero que me perdoem por deixá-los sem os emails com os quais procuro diverti-los, e saibam que acho a amizade de vocês uma das grandes delícias desta vida. (...)

Liguei imediatamente para ele, soube de mais detalhes da cirurgia e hoje já tive notícias. A cirurgia durou mais de três horas, o tumor foi totalmente extirpado, levando consigo parte de um pulmão e do pericárdio. Metzkér está no CTI, deverá fazer radioterapia, mas, com toda certeza, terei de ir a BH nos próximos dias ajudar a esvaziar aquela geladeira que ele prometeu.

Enquanto isso, eu e os seus amigos e leitores assíduos continuamos aguardando os próximos textos. Vou aproveitar esta fase de ‘vigília’ e publicar alguns aqui no blog. Depois mostro pra ele. Um beijo no seu coração (no dele).

Um comentário:

  1. Cândida,

    Não posso negar que a angústia me aperta o peito. Mas, nós que o conhecemos bem, sabemos que a vivacidade e a generosidade daquele grande coração vão influenciar em uma rápida recuperação.

    Taí um texto que ele vai gostar de ler no seu blog:

    “Giro e rodo um rally do sertão. Adoro estrada onde nunca passei, ver arco-íris, tornados, a névoa cativa da irrigação, siriemas, lobos cinzentos, vacas deitadas na planura, e a moldura da montanha enquadrando o horizonte. Eu sinto a saudade crescer como o milho e corro para matá-la em teus braços.” (Márcio Metzker)

    Abraços,

    Fran
    (franzlaliamelo@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir