sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Além do fado



Até hoje tenho muitas saudades de Lisboa e de Portugal, principalmente em algumas épocas do ano. Depois de morar lá por 7 anos, aprendi a gostar e a esperar por datas festivas, seus pratos típicos, e lugares que, pensando bem, talvez eu nunca retorne.

Minhas festas prediletas sempre foram as dos Santos Populares (tradição que herdamos e perpetuamos em nossas festas juninas) e, de preferência, em Alfama, o mais antigo e um dos mais típicos bairros de Lisboa. A melhor é a noite de Santo Antônio, de 12 para 13 de Junho.




Os moradores de Alfama enfeitam as ruas e fazem barraquinhas que vendem sardinhas, vinho, churrasquinho, pequenos vasos de manjericos para dar sorte, entre outras comidas típicas. Uma noite alegre e mágica.

Não me esqueço também do verão de São Martinho. Na primeira semana de novembro, em pleno outono, quando todos já tiraram os casacos e cachecóis dos armários faz uns diazinhos de Sol. É uma delícia.




É a época das castanhas, quando elas começam a ser vendidas nas ruas, embaladas em cones de papel, ou assadas em casa mesmo, no forno ou na lareira da sala. A bebida típica é o aguapé, o vinho novo, o primeiro que sai da safra, mais leve e menos alcóolico.

Como estou me preparando para passar uma semana, em fevereiro próximo, em Lisboa, as lembranças estão me atropelando... Hei de contar mais histórias.
Fotos: Acima uma vista panorâmica de Alfama, com o Tejo ao fundo. Logo abaixo, o bairro enfeitado e depois, as famosas castanhas nos cones de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário